Luiz Argenta

Você tem mais de 18 anos?

Você deve ter mais que 18 para entrar neste site.

boutique virtual

história

Homenageando o patriarca da família, foi fundada a Luiz Argenta Vinhos Finos, um empreendimento que reúne a tradição de um dos melhores terroirs do Brasil com as mais modernas técnicas de elaboração de vinhos finos.

Ano

1999

o começo

Os irmãos Deunir e Neco, filhos de Luiz Argenta, adquiriram a propriedade da antiga Granja União em Flores da Cunha/RS, onde foram plantadas as uvas viníferas que deram origem aos primeiros varietais de vinhos finos do Brasil, desde 1929. Um terroir reconhecido pela suas excelentes características para a produção de vinhos do Brasil, originando produtos de excelente qualidade.

O Começo
Ano

2009

o crescimento

Com um projeto inovador e moderno, toda a estrutura da vinícola Luiz Argenta ficou pronta em 2009. Devido a sua arquitetura diferenciada, a vinícola já recebeu o título de uma das mais belas Vinícolas do Mundo, segundo a Revista Adega.

O Começo
Ano

2018

a consolidação

Hoje, Deunir junto com sua filha, Daiane Argenta, se dedicam a esse projeto que carrega o nome, a personalidade e a paixão pelo vinho da família Argenta. Nossos vinhos e espumantes são referência em todo Brasil e estão sempre em destaque em importantes premiações.

O Começo

conceito

Para cada sentido, uma experiência.

Conceito

Harmonizando a determinação e a ousadia em transformar a uva em uma experiência única, a Luiz Argenta acredita que para explorar de verdade os seus sentidos, é preciso desfrutar do excepcional. Por isso unimos o puro sentimento de paixão com o primor das mais modernas técnicas de personalização para você usufruir do extraordinário.

Sinônimo de modernidade na produção de vinhos e espumantes, a Luiz Argenta pesquisa e aplica as mais avançadas técnicas para a personalização de seus produtos, focando sempre na sua qualidade e elegância.

terroir

Os vinhedos e vinícola Luiz Argenta estão localizados na pequena cidade de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. Esta região possui o selo de Indicação Geográfica Altos Montes, que faz jus ao seu nome, pois possui as áreas de uso vitícola mais altas da Serra Gaúcha, com montes que chegam a 885 metros de altura.

É nesse terroir, considerado um dos melhores do Brasil devido a sua localização, topografia e insolação, que a Luiz Argenta cultiva 55 hectares de videiras de uvas viníferas. Destes vinhedos, que recebem um rigoroso controle de produção de apenas 1kg de uva extraída de cada videira, são produzidos 100% dos produtos da Luiz Argenta, resultando numa maior qualificação do início ao fim do seu processo de fabricação.

tecnologia

A vinícola Luiz Argenta foi projetada especificamente para a elaboração de vinhos de alta qualidade. Para isso sua propriedade passou a receber grandes investimentos na pesquisa dos mais avançados métodos de cultivo.

Os vinhedos foram replantados a partir de mudas importadas da Europa, dispondo atualmente de 16 variedades diferentes de uvas viníferas, como por exemplo Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Gewurztraminer, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Ancelota, entre outras. Todos os vinhos da Luiz Argenta são elaborados com uvas de seus próprios vinhedos.

Tecnologia
Tecnologia

Após a colheita, a preocupação em preservar ao máximo as qualidades intrínsecas das uvas, ganha contornos de preciosismo. Para não sofrerem agressões mecânicas, elas passam pelo sistema de vinificação por gravidade, que não danifica a baga da uva e não quebra as suas sementes, ganhando em qualidade para o vinho. A fermentação dos vinhos é feita apenas em tanques de aço inox, com cintas térmicas que garantem o controle de temperatura.

O amadurecimento dos vinhos é realizado em barricas de carvalho francês de 225 litros cada.

galeria

Confira belos registros da Luiz Argenta e conheça mais sobre a vinícola e nossos vinhos e espumantes.

Boutique Gramado

Boutique Gramado

Vinícola

Vinícola

Eventos

Eventos